Maio 2011 archive

Mai 31

LEANDRO CASTÁN ACERTA TIRO ACIDENTAL EM AMIGO COM ARMA DE PRESSÃO

     Foto: Leandro castán zagueiro do corinthians
O zagueiro Leandro Castán, do Corinthians, se envolveu em um problema fora dos gramados. Por volta das 19h de segunda-feira, o jogador acertou, acidentalmente, um tiro de espingarda de pressão no amigo Leonardo Calixto, de 20 anos, no bairro Parati, na cidade de Jaú, a cerca de 300km de São Paulo.

O acidente aconteceu durante uma confraternização de amigos na chácara da família. No momento, eles praticavam tiro ao alvo com chumbinho. Leandro foi passar a arma para o amigo, quando ela disparou e acertou o peito dele.
Calixto foi levado para a Santa Casa da cidade. O tiro atingiu o baço e perfurou o pulmão. Segundo o pai de Leandro Castán, Marcelo Silva, os médicos realizaram uma drenagem no local e o estado dele é considerado estável. Calixto está na UTI, em observação.
– Minha esposa, a esposa do Leandro, meu neto e esses amigos estavam lá para comer pizza, jogar tênis de mesa. Foi uma infelicidade. A polícia veio e viu que não tinha nada de errado. Tanto que o Leandro foi liberado – afirmou Silva, por telefone.
Leandro Castán informou à diretoria do Corinthians sobre o problema e retornou à capital paulista para o treinamento desta terça-feira, pela manhã, no CT Joaquim Grava. Ele já avisou que está muito chateado e não vai dar entrevista após o treino. A diretoria do Corinthians informou que se colocou à disposição para ajudar o jogador e a família do rapaz atingido.

Mai 30

DEFINIDA A SEMI-FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE UNA

 E galera o campeonato municipal de Una já estar chegando à sua reta final. Na rodada de ontem (29), no primeiro jogo o time do JEC goleou o Guarany por 5×0, com cinco gols do artilheiro isolado do campeonato PLAY, conseguindo assim a ultima vaga para semi-final.

Na partida das 15h00min, o são Cristovão venceu o time do Nápoles por 2×1 com gols de Max e erlan mantendo assim 100% de aproveitamento e a primeira colocação do grupo A.  

  
Os jogos da semi-final que ocorreram no dia 5 próximo domingo ficarão assim:
  As 13:00- JEC X Nápoles
  As 15:00- S. Cristovão X Unec
 OBS: três jogadores estarão disputando a artilharia do campeonato nessa semi-final são eles: play do jec com 8 gols, Max do são Cristovão com 6 gols, e nino do Nápoles com 5 gols.

Mai 28

SUPERMERCADO TIO JOÃO FACILITANDO AINDA MAIS A SUA VIDA

  Atenção você que é aposentado do inss, servidor estadual, e municipal chegou em colônia muitas novidades para vocês.
 O supermercado tio João em parceria com o banco do Brasil, vem trazendo para você o melhor do empréstimo consignados da região, com agilidade na liberação de créditos, sem burocracia, sem avalista com parcelas até 72X, com juros baixíssimos aproveite e faça já o seu empréstimo.
 E mais, você que ainda não tem conta no banco do Brasil e pretendente abrir uma conta poupança ou conta corrente, não percam tempo vá até o mercado tio João com Xerox dos seus documentos de RG, CPF, e comprovante de residência e abra já sua conta sem pagar nenhum centavos. 
 Você que gosta de pagar suas contas em dias, o mercado tio João estar disponibilizando o serviço de pagamentos de água, energia, boleto bancário, fatura de cartão e saque para aposentados, pague suas contas com mais rapidez e comodidade.
  Lembrando que o mercado tio João ainda continua com sua grande promoção do desconto na compra avista. vá la e comprove.

Mai 27

APROVADO O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO



Gustavo Bressan, Presidente da Associação Beneficente de Colônia-ABC, com o Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB) em debate sobre o Novo Código Florestal Brasileiro, realizado na CEPLAC-Itabuna em final de abril de 2011. Momento em que expôs a condição dos agricultores unenses e encaminhou sugestões para a redação do texto.


  Texto produzido por Gustavo Bressan sobre a aprovação do novo Código Florestal:

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada de terça para quarta, o Relatório produzido pelo Deputado Federal Aldo Rebelo (PCdoB de São Paulo) instituindo o novo Código Florestal Brasileiro. O texto foi aprovado por 410 votos a 63 e 1 abstenção e ainda será votado pelo Senado. Uma emenda ao texto, aprovada por 273 votos a 182, dá aos estados, por meio de um Programa de Regularização Ambiental (PRA) o poder de estabelecer o uso de algumas APP já ocupadas com produção agrícola desde que esse uso tenha ocorrido antes de 22 de julho de 2008. Esse uso está disciplinado por atividade de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto serão previstas em lei, após avaliação pelo órgão ambiental estadual.

Áreas de Preservação Permanentes – rios, córregos, nascentes, topos de morro e áreas com inclinação acentuada

As faixas de proteção nas margens dos rios continuam exatamente as mesmas: 30 a 500 metros dependendo da largura do rio; mas passam a ser medidas a partir do leito regular e não do leito maior nos períodos de cheia. Para os rios de até 10m de largura e que a APP está preservada continua valendo o limite de 30m; a exceção se dá para rios totalmente sem mata ciliar o produtor ainda está obrigado a recompor 15m.

Anistia e regularização


No projeto há um incentivo à regularização ambiental de imóveis rurais. Aqueles proprietários que tiverem multas, mas que decidirem regularizar seu imóvel recuperando as APP e a Reserva Legal terão a multa suspensa, mas para isso os proprietários rurais terão que procurar o Órgão Ambiental e aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), a ser instituído pela União e pelos estados. Os interessados terão um ano para aderir, mas esse prazo só começará a contar a partir da criação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que deverá ocorrer em até 90 dias da publicação da futura lei. Todos os imóveis rurais serão obrigados a se cadastrar.

Proprietários de Imóveis Rurais em Una

O município de Una tem 1.480 estabelecimentos rurais (IBGE, 2010), sendo que em sua maior parte não realizaram a regularização ambiental. Para os agricultores familiares, o Poder Público deverá criar um programa de apoio financeiro destinado a promover a manutenção e a recomposição de APP e de reserva legal que poderá ser feito por meio de pagamento por serviços ambientais.

Reserva Legal-RL permite usar APP no cálculo da área; 20% na Mata Atlântica

O tamanho das Reservas Legais continua: 80% nas áreas de floresta da Amazônia; 35% nas áreas de Cerrado; 20% em campos gerais e demais regiões do País. Para definir a área destinada à RL, o proprietário poderá considerar integralmente a APP no cálculo se isso não provocar novo desmatamento, se a APP estiver conservada ou em recuperação e se o imóvel estiver registrado no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Regularização da Reserva Legal

O texto aprovado permite a regularização da reserva legal de várias formas, mesmo sem adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Se o proprietário do imóvel optar por recompor a vegetação no próprio imóvel, isso poderá ocorrer em até 20 anos segundo critérios do órgão ambiental. O replantio poderá ser feito com espécies nativas e exóticas, em sistema agroflorestal. As exóticas não poderão ocupar mais de 50% do total da área a recuperar e a reserva poderá ser explorada economicamente por meio de plano de manejo
O proprietário poderá também permitir a regeneração natural da vegetação dentro do imóvel ou compensar a área a recompor doando outra área ao Poder Público que esteja localizada em unidade de conservação de domínio público pendente de regularização fundiária. Admite-se ainda contribuição para fundo público, respeitados os critérios do regulamento, e a compra de Cota de Reserva Ambiental (CRA).
Plano de manejo será exigido para exploração de florestas nativas
O texto aprovado exige licenciamento ambiental para exploração de florestas nativas com base em um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) do qual devem constar mecanismos de controle dos cortes, da regeneração e do estoque existente. Estão isentos do PMFS o corte autorizado para uso do solo pela agropecuária, o manejo de florestas plantadas fora da reserva legal e a exploração não comercial realizada pelas pequenas propriedades e agricultores familiares.


Una no contexto do Novo Código Florestal – Caracterização da problemática


A região cacaueira é a segunda mais importante região do Estado da Bahia, depois da capital e da sua região metropolitana. Os problemas econômicos, sociais e ambientais que a região Território Litoral Sul vem atravessando, têm contribuído para o comprometimento dos sistemas produtivos locais, bem como para o desenvolvimento dos serviços ambientais e diminuição da quantidade e qualidade da Mata Atlântica e sua biodiversidade, percebida claramente pela perda de habitat e dos recursos naturais, e da transformação constante da paisagem.

O Bioma Mata Atlântica apresenta formação vegetal classificada como floresta perenifólia latifoliada higrófila hileana baiana, denominada como “Mata Atlântica”. Integra um mosaico de ecossistemas altamente biodiversos, que sustentam milhares de famílias do meio rural e urbano e rende milhões de reais ao ano para as economias locais e regionais; registrando também um dos maiores índices de biodiversidade do planeta e, ao mesmo tempo, um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.

O Território Unense está caracterizado pelo mosaico de Unidades de Conservação-UC decretadas como a REBIO de Una, REVIS de Una, RESEX de Canavieiras, Reservas Particulares-RPPN, Parque Nacional de Lontras e área proposta para demarcação de Terra Indígena. Considerando que a economia regional tem na agricultura um dos alicerces, e que quase a totalidade dos imóveis rurais não estão regularizados, a aplicação do código florestal em questão deverá ter empenho direto do Poder Público pela Secretaria de meio ambiente e do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente-CONDEMA, de forma garantir aos proprietários de terra de diferentes classes, maior acessibilidade e responsabilidade técnica e legal para o procedimento de regularização.


Mai 24

POLICIA DE UNA PRENDE HOMEM VENDENDO NETBOOK POR 250 REAIS

Wallace Oliveira da Silva, 24 anos, foi preso pela Polícia Militar de Una, na noite de domingo (22), numa lanchonete da cidade, com ele a PM encontrou, um celular nókia, modelo C3; 01 controle remoto; 01 cabo RCA, um abo USB para celula; 01 porta CD com 09 cds; 01 medalha; 01 boné e diversas roupas de marca. Wallace chegou a entregar o netbook a uma pessoa, que também deve responder por crime de receptação, mas já havia torrado o dinheiro da venda do aparelho. Ele responde a no minimo dois processos na justiça federal.

O conduzido não apresentou documentos pessoais, informando também que fez a aquisição do notbook e do celular no estado de São Paulo, porém não apresentou a nota fiscal dos objetos. Ele tentou fugir na mesma madrugada da prisão, quebrando, inclusive um cadeado, a fuga não se consumou devido a destreza do carcereiro de plantão.

Mai 20

COBRA SUCURI MATA DUAS MENINAS EM RIO

Um grupo de jovens se banhava no rio Sapucaí, no município de Itajubá – MG, quando uma cobra sucuri apareceu e matou duas garotas, de 16 e 17 anos, no último domingo (15). Uma das vítimas ainda foi encontrada por moradores a alguns metros depois do ocorrido, mas morreu no hospital com uma parada cardiorrespiratória. Uma pessoa conseguiu registrar com uma câmera amadora o momento do ataque. Veja no vídeo abaixo:

Mai 18

ASSALTO A MÃO ARMADA EM COLÔNIA

É galera quero ver até quando nós vamos ficar jogados as mínguas e as moscas aqui em colônia. Como já era previsto por muitos aqui em colônia, que mais cedo ou mais tarde por motivo de nenhuma segurança na localidade ia acontecer mais uma vez um assalto a mão armada. A vítima agora foi o mercado Pag Menos que fica situado no centro de colônia, três elementos ainda não identificados esvaziaram o caixa do mercado e depois saíram tranqüilamente pelas ruas de colônia. Os comerciantes da localidade fecharam suas portas com medo dos ladrões fazerem um arrastão nos outros comércios. A população estar amedrontada com o acontecimento, pois teme outros assaltos. Graças a Deus ninguém ficou ferido.
 Agora eu pergunto meus amigos, vocês sabem quem são os culpados dessa história? São todas as pessoas que se dizem políticos de una, que só sabem esperar o mês acabar pra receber o salário, todos eles só lembram que colônia existe em época de eleição, vem aqui em colônia só pra pedir voto, e outra, o Prefeito é o mais culpado da historia, pois ele tem toda força nas mãos pra poder correr atrás de segurança pra cidade e seus povoados, aposto que ele estar correndo atrás da obra da pista, e por que ele não corre atrais também de um bom policiamento pra cidade e para nosso povoado colônia que estar desprotegida e jogadas as moscas. Olha pessoal vamos ver que são as pessoas que estão no poder agora, pra que no ano de eleição não façamos loucuras em votar nessas pessoas novamente.
Olha galera temos que também ter consciência de quer nós podemos fazer alguma coisa por colônia, temos que nos unir para poder correr atrais dos nossos direitos. Ai vocês mim perguntam, o que devemos fazer? Devemos nos unir para uma grande manifestação nas ruas de colônia, nas estradas, pra que eles vejam que precisamos de ajuda, não devemos ficar aqui parados, amedrontados porque eles não vão fazer nada por nós.
É galera temos nos unir pra fazer alguma coisa, porque se não for agora não vai ser nunca.