Julho 2011 archive

AGORA É PRA VALER, A UESC ADERIU AO ENEM/SISU!

Una, 30 de Julho de 2011
Enviado por: Tiago Pascoal
Tiago Pascoal dos Santos
Diretor de Assuntos Sociais do CAEF/UESC
Presidente do Comitê Municipal do PCdoB-Una
Ontem (29/07/2011), foi uma data histórica para a nossa região! O CONSEPE – Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, colocou definitivamente essa nobre Instituição de Ensino Superior da Bahia no Ciclo do Desenvolvimento Econômico do Nosso País.
Por maioria dos votos dos conselheiros, a UESC decidiu por aderir ao SISU – Sistema de Seleção Unificado do Governo Federal. Isso significa que a forma de seleção dos ingressantes da nossa universidade foi modificada, pelo menos até 2013. Em 2012, 50% das vagas da UESC será preenchida pelo desempenho dos estudantes secundaristas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e os outros 50% serão preenchidas pela tradicional prova do vestibular. Em 2013 todas das vagas (100%) serão preenchidas mediante a realização do ENEM.
A adesão pelo ENEM por parte da UESC é um fato histórico porque traz na sua essência a quebra de um paradigma: O FIM DO VESTIBULAR. Todos nós sabemos o quanto essa prova é injusta e perversa, o quanto esse método desfavorece as classes mais necessitadas. Essa prova que prima pela memorização dos conteúdos nada contribui para a democratização do acesso ao ensino superior, pelo contrário só favorece aqueles que têm condições de freqüentar uma escola particular e consequentemente um cursinho pré-vestibular.
Ao escolher o ENEM como forma de avaliação a UESC indiretamente fará com que as escolas públicas e privadas venham primar pela interdisciplinaridade dos conteúdos, pois, essa prova prima por isso. Além disso, o ENEM é um mecanismo de democratização da concorrência de vaga ao ensino superior, pois, para os estudantes de escola pública o ENEM é gratuito, e para os demais não é cobrado um preço absurdo pela realização da prova, como é no vestibular, que hoje gira em torno de R$85,00 (oitenta e cinco reais).
Para o movimento estudantil trata-se de uma vitória importantíssima. Nós do DCE que representamos a comunidade acadêmica tivemos uma atuação destacada nesse processo de mudança. Historicamente pautamos nos fóruns de discussões do nosso seguimento o fim do vestibular, bem como a criação de mecanismos que possibilite a permanência do estudante na universidade, o que chamamos de Assistência Estudantil (Residência Universitária, RU – Restaurante Universitário com preço acessível, Creche e etc.). Com a decisão da UESC de aderir ao SISU, automaticamente ela participará do PNAEST – Programa Nacional de Assistência Estudantil, e receberá um montante de R$2.000.000.00 (dois milhões de reais) por ano para ser aplicado em políticas de permanência do estudante na universidade.
Recentemente a Presidente Dilma anunciou um investimento substancial nas universidades públicas que fazem parte do SISU – Sistema de Seleção Unificado. Haverá aumento quanto ao número de bolsas para Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado, aumento no número de bolsas para realização de Cursos de Graduação em outros países e aumento nos recursos destinado ao PNAEST.
Por fim, mais uma vez a juventude fez a diferença. Não poderíamos nos furtar de lutar por esses benefícios. Todos nós sabemos que há muito tempo nossa comunidade regional espera pela adesão da UESC ao ENEM, era uma questão de tempo. Não podíamos negar à oportunidade de centenas de jovens participarem do processo de concorrência de uma vaga à tão sonhada Universidade Pública de nossa região.
Abraços.

PORTO SEGURO VENCEU CANAVIEIRAS NA ABERTURA DO INTERMUNICIPAL 2011

Porto Seguro 24/07/11, uma grande festa aconteceu na tarde desse domingo no estádio Antonio Carlos Magalhães, a atual seleção campeã do Intermunicipal saiu na frente na competição de abertura, venceu a seleção de Canavieiras por 1X0 o gol foi marcado aos 30 minutos do segundo tempo por Ismael,o camisa nove da seleção.
Abertura contou com as presenças de Ednaldo Rodrigues Presidente da FBF, Taíse Galvão, entre outras autoridades do município secretario de Esporte Oberdan, Zeu Presidente da Liga de futebol, Cristiano, vereador ,Paulinho Toa Toa e o Presidente do CEAF (FBF), Wilson Paim. Quem também veio prestigiar a seleção foram os atuais campeões do Intermunicipal 2010, Dílson Bracinho (Nego Dílson), Marailton preparador Físico, Ferro preparador de Goleiros e o massagista Tuica, todos irão atuar por outras seleções no intermunicipal 2011. A seleção entrar em campo agora no dia 07/08/11,ás 15:00h contra Belmonte x Porto Seguro no Estádio Municipal de Belmonte.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Porto Seguro 1 X 0 Canavieiras
Porto Seguro: Romário, Dune, Carô, Marquinhos e Rubens; Deda, Zelito, Iago e Vanilson; Ramon e Ismael. Técnico: Ratinho.
Canavieiras: Zé, Amarildo, Pituça, Marcos e Dandinho; Jairo, Babilônia, Juninho e Marivan; jú e max. Técnico: Juca
Árbitro: Rosivaldo Bispo dos Santos (Itabuna)
Assistentes: Dorivan da Silva Gomes (Vitória da Conquista) e Reinaldo Alves de Oliveira (Teixeira de Freitas).

                                      Seleção de porto Seguro    
                                                    

                                       Seleção de Canavieiras


Obs: Quatro jogadores de Una está representado a Seleção de Canavieiras.
Juninho, Max, Marivan e Diego  

“O MUNDO DA MUITAS VOLTAS”

Isto é para as pessoas orgulhosas e que pensam que fama e dinheiro são tudo na vida; esta é mais uma das lições da vida.

CANTORA AMY WINEHOUSE É ENCONTRADA MORTA EM LONDRES

A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, em Londres, neste sábado (23), segundo a polícia de Londres. A cantora tinha 27 anos e um histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas.
A cantora se apresentou em turnê pelo Brasil em janeiro deste ano, com shows em Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
No mês passado, a cantora britânica abandou uma turnê pela Europa após ter sido vaiada durante show na Sérvia por aparentemente estar bêbada demais durante a performance.
Durante 90 minutos, Amy balbuciou partes de suas canções e deixou o palco várias vezes, enquanto a banda continuava o show.
A cantora vinha enfrentando uma longa batalha contra as drogas e o álcool que vinham ofuscando sua carreira nos últimos anos. Um dos seus principais hits, “Rehab”, falava sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação.

HOMEM EMPURRA GARRAFA DE CERVEJA NO “ÂNUS” E VAI PARAR EM HOSPITAL


Um lavrador de nome Leonaldo Santana, 46, morador de Curralinho, Ilha de Marajó, no Pará, foi parar no hospital após introduzir uma garrafa de cerveja no ânus.
O lavrador contou que faz isso há cerca de dez anos, e ainda que “era novo” quando começou.

Leonaldo se satisfazia sexualmente com o objeto devidamente introduzido quando não conseguiu retirar e, desesperado, teve que passar por uma cirurgia em um hospital local. Questionado quanto ao uso da garrafa no ânus o lavrador, disse que achou gostoso e sentia prazer ao fazer sexo com a garrafa. “Eu empurrava a garrafa no meu ânus escondido da minha esposa”, declarou Leonaldo Santana.

Sem pudor, ele disse ao Programa Barra Pesada, da RBA TV, que a garrafa “estava boa” dentro de seu corpo, mas que, precisou retirar. O lavrador que é casado e pai de dois filhos passa bem.

OBRAS DA ESTRADA UNA-COLÔNIA SERÃO REINICIADAS

Na tarde desta quinta-feira (21/07), o prefeito de una, dejair birschner (pp), foi recebido pelo governador jaques wagner, acompanhado do deputado estadual mário negromonte júnior (pp).
Dejair fez solicitações importantes para o município, como o recomeço das obras da estrada que liga una ao distrito de colônia, o aumento do efetivo das polícias civil e militar, iluminação da entrada da cidade, além de apoio financeiro para o hospital municipal frei silvério.
O governador informou ao prefeito que após conversas com o secretario de infra-estrutura, otto alencar, ficou sabendo que o reinicio das obras na estrada una-colônia já foi autorizado.
Dejair agradeceu ao governador pelos quatro veículos doados ao município (duas ambulâncias e duas viaturas de polícia) e pelo convênio para a urbanização do povoado de comandatuba.

JOVEM ENGRAVIDA DE CHIMPANZÉ E REVOLUCIONA A CIÊNCIA

Um caso misterioso ocorrido em Manicoré, interior do Amazonas, tem chamado a atenção de cientistas de todo o mundo. Uma jovem, de apenas 19 anos de idade, está grávida de um macaco chimpanzé.

Médicos e cientistas brasileiros, japoneses, argentinos, americanos, e também uma equipe da NASA já esteve no Amazonas para analisar o caso da garota.

A jovem, cujo nome está sendo preservado para não causar constrangimento, manteve a gravidez em sigilo até a barriga crescer e denunciar. Os pais foram os primeiros a saberem, mas não acreditaram na versão dada pela jovem, de que o pai seria o macaco.

A mãe da garota, disse que só acreditou na história quando os médicos confirmaram que o DNA do bebê que está sendo gerado pela garota, tem o DNA do macaco.

Já o pai, disse que desconfiava que a filha tinha um chamego com o macaco, mas achou que era apenas carinho de ser humano para animal de estimação. “Ela dormia na cama com o macaco, mas não imaginei que eles faziam algo demais”, disse o pai.

Sobre o futuro, o pai afirma que o melhor é promover o casamento da garota com o Chimpanzé. A mãe é contra.

Fonte: Informe Geral