Agosto 2011 archive

Ago 29

PORCO NASCE COM CARA DE GENTE EM SANTALUZ

Um leitãozinho chama a atenção de moradores de uma pequena localidade na zona rural de Santaluz, cidade localizada na região sisaleira, distante 84 km de Serrinha. O animal nasceu com traços de ser humano e intriga quem tenta decifrar o que pode ter acontecido. 
O bicho nasceu com cara de menino. Vários curiosos fizeram fila para ver o animal. O fato aconteceu no distrito de Pereira. O proprietário do porco, conhecido na localidade como Nego, disse que ficou perplexo quando viu o animal. 
Francisco Assis Lima Costa, doutor do Centro de Ciências Agrárias da UFPI, explicou que o fato é um caso de anomalia congênita que ocorre esporadicamente em animais. “Durante a organogênese (período embrionário em que são formados os órgãos), vários fatores podem provocar alterações em qualquer órgão ou região do corpo, incluindo fatores genéticos e fatores ambientais. Dentre os fatores ambientais, o mais provável nesse caso, seria o uso de medicamentos ou a ingestão de plantas tóxicas pela mãe e doenças infecciosas”, disse Assis. O animal morreu.

Ago 24

DELICADA A SITUAÇÃO DE MÁRIO NEGROMONTE

O ministro das Cidades, Mário Negromonte, que obteve ampla votação pra deputado federal no extremo sul, pode ser o próximo a ser demitido da equipe da presidente Dilma Rousseff, caso continue a se meter na disputa da bancada na Câmara, que está rachada ao meio.

Segundo reportagem do jornal O Globo, o ministro baiano recebeu esta mensagem de emissários da presidente, que teria mandado avisar ainda que, caso comprovada a denúncia de que ofereceu uma mesada de R$ 30 mil para deputados do PP , também esta irregularidade lhe colocaria fora do governo. No partido, a divisão acontece entre o grupo liderado por Negromonte e o do ex-ministro Márcio Fortes, que gozaria de mais prestígio com Dilma.

OBS: Será que com a possível queda de Mario Negromonte do Ministério, a pista entre Una e Colônia sairá?. Tenho lá minhas dúvidas.    

Ago 24

PROGRAMAS DA SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Texto compilado por Gustavo Bressan
Fonte: http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf

Esta série de informações que iniciam a partir dessa matéria é dedicada aos agricultores familiares, atores importantíssimos no processo do desenvolvimento em nosso território. O município de Una possui 35% de sua população residindo na zona rural, com 9.080 pessoas (IBGE, 2010) entre famílias de agricultores e trabalhadores rurais, produzindo alimentos e mantendo a cultura rural forte e presente”. Gustavo Bressan.

Parte I
Crédito Rural – PRONAF/Sobre o Programa

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais.
O crédito está orientado para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.
Caso a família decida financiar, deve procurar o sindicato rural ou a EBDA, e ainda a CEPLAC (Escritório Local em Una) para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito. O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho.

Ago 24

VERGONHA E FALTA DE RESPEITO:CORPOS EXPOSTOS APODRECEM EM SANTA LUZIA

É revoltante a situação em que chegou a cidade de Santa Luzia. Realmente é o fundo do poço. Uma cidade sem governante, sem autoridade e enterrada em denuncias de corrupção e malversação do dinheiro público. Quem foi em Santa Luzia há 30 anos e retorna hoje, vê que a cidade não melhorou em nada. Ficou pior. 
Além das denuncias de corrupção, o descaso toma conta, até no cemitério da cidade. Desde o início do mês de agosto dois corpos foram encontrados em um rio na Região do poço (Zona Rural da Cidade), mas só após uma semana foi que os corpos foram recolhidos do rio pela população e trazidos para cidade. 
No entanto mais uma semana se passou e nenhuma decisão foi tomada pelo Poder Público Municipal com relação ao destino dos corpos e a apuração dos fatos, sendo que estão expostos mo Cemitério local em estado muito Avançado de decomposição, o que está ocasionando revolta e indignação muito grade da população, visto que os corpos estão acarretando vários transtornos, até mesmo podendo ocasionar doenças para os funcionários do cemitério, visinhos e demais curiosos. 
Os corpos são dos irmãos Aranildo Nunes de Oliveira, 21 anos, e Givanildo Nunes de Oliveira, 23 anos. Os dois foram encontrados na Fazenda Betânia, em um rio que corta a cidade. 
Veja as Fotos Abaixo:

Ago 20

ENQUETE ENCERRADA

Bom Pessoal Chegou ao Fim de mais uma Enquete realizada aqui no Blog Colônia na Mídia.
Quero desde já agradecer a todas as pessoas que visitaram o Blog, que votaram nos candidatos citados na enquete. Fiquei muito feliz pelos números de votos na enquete, sabemos que muita gente não votou, mais com o resultado da enquete deu pra perceber que no ano de eleição vamos ter bons candidatos aqui em Colônia.
Bom Pessoal eu queria aproveitar o espaço para dar um recado à população de Colônia. Temos 12 Pré-Candidatos aqui em Colônia que são: Davi, Gedeon, Mutuca, Capoeira, Marlucia Enfermeira, Neilson, Messias, Fernando, Léo Bicudo, Vânia, Giltamar, Gazo. Vamos olha com carinho pra essas pessoas, chega de votar nesses Candidatos de Una que só vem aqui em Colônia no ano de Eleição, e quando tem a Festa de São João. Temos que unirmos força agora para que no ano que vem possamos ter o nosso representante lá na Câmara. Não vamos cometer mais esses erros minha gente. Pense nisso.
Veja o resultado da enquete abaixo.
1°  Gedeon    34%
2°  Marlucia  14%
3°  Giltamar  14%
4°  Tiago P    14%
5°  Davi         08%
6°  Gazo        05%
7°  Vânia       02%
8°  Léo B       02%
9°  Mutuca   02%
10°Fernand  00%
11°Capoeira 00%
12° Messia   00%
13° Neilson  00%

Ago 20

CÂNCER DE GIANCCHINI É RARO, DIZ ONCOLOGISTA

Nesta sexta-feira, 19, um boletim médico do hospital Sírio-Libanês trouxe novas informações sobre o câncer Não-Hodgkin do ator Reynaldo Gianecchini. A doença se apresenta em dois tipos: na que atinge os linfomas do tipo B, e na que ataca os do tipo T. 
Depois do diagnóstico do tipo de linfoma que está sendo atacado, é preciso definir ainda o subtipo da doença. De acordo com o boletim, o ator recebeu o diagnóstico final de um linfoma T Angioimunoblástico, que debilita o sistema imunológico do paciente deixando-o propenso a infecções. 
“Este é um tipo de câncer raro, que representa apenas 15% dentro das ocorrências de câncer do tipo T. Ele também é mais comum em homens mais velhos, na faixa-etária dos 60 anos”, explicou ao EGO oncologista e diretor do Centro Médico Oncológico de Niterói, no Rio de Janeiro, Victor Araújo. 
O médico disse ainda que esse tipo de câncer não é tão agressivo, mas costuma ter um controle de remissão maior, que é o tempo que se ‘vigia’ o paciente para saber se a doença foi totalmente eliminada do organismo. 
“O tratamento é feito com quimioterapia, a partir das informações que se obtém do estado de saúde do paciente. No caso dele, deve contar a favor o fato de ser jovem, o que possibilita que o tratamento também seja mais agressivo, e com isso, se obtenha uma maior chance de cura”, explicou Victor Araújo. 
Cirurgia é descartada 
O médico explicou ainda que, em casos de câncer no sistema linfático, a radioterapia é descartada, porque costuma servir para combater a doença quando ela está localizada em um ponto específico, assim como cirurgia. 
“Por mais que ele tenha apresentado gânglios de uma determinada parte do corpo aumetados, a linfa circula pelo corpo todo, o que significa que ele pode ter células contaminadas em outras partes do corpo. Por isso, o ideal é medicar todo o organismo com a quimioterapia”, disse. 
Confira o boletim médico desta sexta-feira, 18, na íntegra: 
O ator Reynaldo Gianecchini Júnior segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com diagnóstico final de linfoma T Angioimunoblástico. 
Na noite de anteontem (17/8) durante a passagem de cateter central, apresentou como intercorrência sangramento que foi prontamente tratado com as medidas necessárias. 
O paciente encontra-se estável sendo preparado para o início da quimioterapia e segue acompanhado pelas equipes coordenadas pelos Profs. Drs. Yana Novis, Raul Cutait e David Uip.

Ago 16

ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS E COMBATE ÀS ENDEMIAS EM UNA

Por Gustavo Bressan
A falta do reconhecimento do trabalho brilhante dos agentes de saúde e de endemias no Brasil, inclusive em Una, mobilizou e fomentou o engajamento na luta que regulamenta o piso salarial da categoria. A proposta é do senador Rodolfo Tourinho (PFL-BA) e tramita na Comissão Especial da Câmara dos Deputados desde 2006.
Nós já ouvimos inúmeras vezes sobre a importânciaque foi a criação dos agentes comunitários de saúde, um marco na história da saúde pública.A Constituição de 1988 garantiu ao povo brasileiro equidade à saúde pública, com a regulamentação do SUS. Em 1991, foram criados os agentes de saúde, aproximando-os da população.
Regulamentação, já!
A determinação e a mobilização dos agentes em todo o Brasil, (representados por políticos de vários partidos) levou a realização de debates e seminários em várias cidades na discussão da implementação do piso, que fomentou uma grande mobilização nacional.
Remuneração digna e condições de trabalho adequadas!
AGENDA DOS SEMINÁRIOS NO BRASIL
12/08 – Fortaleza/CE
18/08 – Salvador/BA
19/08 – Campo Grande/MS
26/08 – São Luiz do Maranhão
29/08 – Aracajú-SE
Fonte: CONACS
Vocês sabiam que em Una os agentes ganham um salário mínimo. É RIDÍCULO.Este valor não é suficiente nem para eles manterem a sua própria saúde. A categoria é um exército em defesa da saúde pública unense e brasileira, entrando em todas as residências, levando os programas sociais, o combate à tuberculose e à dengue,pesando crianças, auferindo a pressão arterial de idosos, e outros cuidados.
ESSA LUTA É DE TODA A SOCIEDADE
É necessário e urgente que a sociedade unense também entre no debate do projeto de lei 7.495/2006. O piso salarial reivindicado hojepelos agentes é de R$ 1.090,00. Precisamos sensibilizar e mobilizar o Poder Executivo e Legislativo para a discussão e apoio à categoria.