Fevereiro 2012 archive

LEI DA FICHA LIMPA TIRA DEJAIR E ZÉ PRETINHO DA DISPUTA ELEITORAL DE 2012

Enviado por: TIAGO PASCOAL DOS SANTOS
Professor de Educação Física
Membro do Comitê Municipal do PCdoB de Una-BA
Diz o ditado popular: a justiça tarda mais não falha! Quinta-feira passada (16/02/2012), a justiça brasileira por meio do seu órgão máximo o STF – Supremo Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Esse ato realizado pelo terceiro Poder de nossa República afetará a dinâmica da disputa eleitoral que vivenciaremos nesse ano de 2012. Isso significa que algumas personalidades provavelmente estarão fora do jogo eleitoral, e consequentemente, a oportunidade será dada às novas lideranças municipais.
Essa tônica se dará por todo o país, e não será diferente aqui em Una-BA. Certamente Zé Pretinho e Dejair estarão fora da disputa eleitoral, pois ambos possuem contas rejeitadas pelo TCM – Tribunal de Contas do Município. Sobre isso, em seu voto favorável à Lei da Ficha Limpa, o Ministro Luiz Fux (relator do processo no STF), opinou assim sobre a situação vivida por Dejair e Zé Pretinho:
[…] hipóteses de inelegibilidade criadas pela Lei Complementar nº 135/10, que podem ser divididas, basicamente, em cinco grupos, a saber:
(i) condenações judiciais (eleitorais, criminais ou por improbidade administrativa) proferidas por órgão colegiado;
(ii) rejeição de contas relativas ao exercício de cargo ou função pública (necessariamente colegiadas, porquanto prolatadas pelo Legislativo ou por Tribunal de Contas, conforme o caso);
(iii) perda de cargo (eletivo ou de provimento efetivo), incluindo-se as aposentadorias compulsórias de magistrados e membros do Ministério Público e, para os militares, a indignidade ou incompatibilidade para o oficialato;
(iv) renúncia a cargo público eletivo diante da iminência da instauração de processo capaz de ocasionar a perda do cargo; e
(v) exclusão do exercício de profissão regulamentada, por decisão do órgão profissional respectivo, por violação de dever ético-profissional.
Como vemos, conforme preconiza a Lei da Ficha Limpa Dejair e Zé Pretinho estão fora da disputa eleitoral deste ano, estando inelegíveis por 08 anos. Nesse sentido a oportunidade está lançada para as novas lideranças.
Nós do PCdoB há alguns anos vemos propondo um projeto alternativo de desenvolvimento para a cidade de Una-BA. Um projeto alinhado com a política de desenvolvimento inaugurado em nosso país pelo governo Lula. Há tempos venho dizendo que enquanto o país vem crescendo e se desenvolvendo o nosso município vem retrocedendo. Não temos percebido nenhum avanço, apenas escândalos e comprovação de malversação do erário público.
A nossa proposta para o município é um Projeto de Desenvolvimento que esteja alicerçado em três aspectos básicos: gestão democrática, planejamento e distribuição de renda. Nós do PCdoB idealizadores deste projeto, escolhemos para representar essa proposta o Sr. Gustavo Bressan Smith (Guiga), Zootecnista, professor da UNIME, Presidente da ABC, membro do CONDEMA – Conselho de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Município de Una-BA.
Assim, diante dessa nova configuração eleitoral proporcionada pela Lei da Ficha Limpa, nós do PCdoB reafirmamos nosso posicionamento no jogo eleitoral de 2012 dizendo que:
TEREMOS CANDIDATO A PREFEITO EM 2012!

CORPO DO CANTOR VANDO FOI ENTERRADO NA MANHÃ DE QUINTA -FEIRA EM BH

Ele morreu nesta quarta (8), em decorrência de uma parada cardíaca.
Mulher de Wando, Renata Souza, deposita rosa vermelha sobre o caixão. 
O cantor Wando foi enterrado no fim da manhã desta quinta-feira (9) no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte. A estimativa da administração é que seis mil pessoas se despediram do artista desde a tarde desta quarta-feira (8).
O enterro foi antecedido de missa de corpo presente, celebrada pelo padre Jefferson Lima, amigo da família e celebrante do último casamento de Wando. O velório foi repleto de homenagens e de muita emoção. A irmã do cantor, a cabeleira Maria das Graças Reis, 53 anos, se sentiu mal, mas se recuperou a tempo do enterro.Nos momentos finais da despedida, um cortejo formado por familiares e fãs seguiu o caixão, e encerrou a cerimônia com preces.
Renata Costa Lana e Souza, mulher de Wando, depositou rosa vermelha sobre o caixão no momento da descida.ãs enviam coroa com flores e calcinhas para Wandoem velório. 
Coroas de flores foram enviadas pela cantora Cláudia Leitte, pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pelos senadores Aécio Neves (MG) e Fernando Collor (AL), e pela atriz mineira Gorete Milagres, dentre outros. Uma delas, cheia de calcinhas, foi encomendada por um grupo de fãs. Um fã clube de mulheres cantou sucessos românticos ao lado do caixão enquanto carregavam LPs e fotos de Wando.
O vereador Aguinaldo Timóteo e o cantor Márcio Greyck compareceram ao cemitério. Na manhã desta quinta-feira (9), Timóteo fez recordações sobre o 
amigo. “Wando será lembrado pela irreverência, simplicidade e alegria. Vai deixar saudade”. Ele também fez referência a Elis Regina, Raul Seixas e Tim Maia e disse que “infelizmente muitos artistas não se cuidam como deveriam”. Greyck lamentou a perda e disse que Wando era um dos talentos da música popular brasileira. “Uma perda irreparável. As músicas dele vão ficar na memória do povo”, falou na noite desta quarta-feira (8). 

GREVE DA PM: ILHEÚS E FEIRA RECEBEM REFORÇOS

                           
O Comando da Polícia Militar daBahia reforçou o policiamentonas cidades de Feira de Santana e Ilhéus. A informaçãoé da Secretaria deComunicação do Estado(Secom), através de nota àimprensa. Segundo asecretaria, a iniciativa foitomada em virtude do clima detensão gerado por atos devandalismos causados pormanifestantes em greve.
A nota informa que em Feira de Santana foram deslocadasviaturas da CompanhiaIndependente de PoliciamentoEspecializado (CIPE) LitoralNorte. Já em Ilhéus foramenviadas equipes da CIPECacaueira. O objetivo éintensificar o policiamento egarantir a segurança nestes municípios.