Março 2012 archive

Mar 26

VEJA A FRIEZA DE UM ASSASSINO

A equipe da TV Correio, filial da Rede Record na Paraíba, flagrou a frieza de uma tentativa de homicídio. O crime aconteceu no bairro Jardim Veneza, em João Pessoa. Por volta das 01h30 da madrugada deste domingo (18), o repórter Josenildo Gonçalves, foi acionado para registrar uma tentativa de homicídio. 

Rodrigo Ferreira da Silva estava agonizando em busca de socorro. Ele apresentava marcas de perfurações causadas por arma de fogo. No momento em que o repórter narrava o sofrimento do jovem, um homem de boné se aproximou da vítima e efetuou um tiro na cabeça de Rodrigo Ferreira. Na primeira vez, o revólver falhou, mas na segunda tentativa, o disparo foi efetuado.

O Samu foi acionado e fez o socorro da vítima para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. De acordo com a unidade hospitalar, o rapaz passa bem e não corre risco de morte.

Mar 26

FAZ MEDO ANDAR EM ITABUNA SABIA?

Foi assassinado nesta noite de domingo, na 2° Travessa Teixeira , bairro Maria Pinheiro em Itabuna, com oito tiros,Orlando dos Santos Farias,19 anos. A vítima que era padeiro, foi abordada por vários homens,que deflagraram 5 tiros na cabeça, 1 nas nádegas e 2 na perna. Segundo informações, o padeiro morreu porque entrou em àrea proibida do Maria Pinheiro.
VEJA AS FOTOS ABAIXO:

FONTE: VERMELHINHO

Mar 26

PRESOS FOGEM DE DELEGACIA DE CAMACAN

Na madrugada deste domingo (25), doze presos fugiram da delegacia de Camacan, cidade localizada no sul do estado.
Até a tarde de hoje apenas quatro foram recapturados. Três deles foram pegos pro agentes policiais logo depois que saíram da unidade prisional e um foi encontrado nesta manhã, nas proximidades da delegacia. Oito continuam desaparecidos.
As buscas para recapturar os fugitivos continuam sendo realizadas nas regiões próximas pela Polícia Militar e Polícia Civil.
De acordo com a polícia, os presos teriam serrado duas celas e quebraram o cadeado de uma terceira, foram para o pátio, onde tomam sol, e abriram, com um macaco de carro, as vigas que ficam no muro da área de sol.
A delegacia tem capacidade para 16 presos, mas havia 34 antes da fuga.

Mar 20

DOMINGO ESPETACULAR CHAMA VALDEMIRO SANTIAGO DE LADRÃO E MENTIROSO

Neste domingo, durante mais de 30 minutos foi apresentada uma reportagem investigativa no programa Domingo Espetacular, exibido pela Rede Record. O teor usado pela emissora foi de denunciar as irregularidades no que diz respeito ao uso das finanças da Igreja Mundial do Poder de Deus, na pessoa do seu presidente, o apóstolo Valdomiro Santiago. Desde a chamada, avisou-se que seriam revelados os “segredos” do apóstolo.

O repórter Marcelo Rezende usou imagens da internet para contrastar os apelos do líder da IMPD com os bens que estão em seu nome no Estado do Mato Grosso. Trata-se de duas fazendas avaliadas em 50 milhões de reais.
Adquiridas no ano passado, com dinheiro da igreja e agora em nome de Valdomiro Santiago e sua esposa, a bispa Francileia de Oliveira, as fazendas Santo Antônio do Itiquira e Formosa estão localizadas na cidade de Santo Antônio do Leverger.
Usadas para atividade pecuária, estima-se que existem ao todo 5000 cabeças de gado, avaliados em R$ 6,5 milhões de reais. Além disso, a reportagem da Record mostrou outros bens pertencentes ao apóstolo, como jatinhos, helicópteros e carros de luxo.
Entre as acusações feitas a Valdemiro estão, principalmente, a de enriquecimento ilícito e de lavagem de dinheiro. Como no Brasil as igrejas são isentas de impostos e não precisam prestar contas ao governo de suas arrecadações, aparentemente a IMPD precisou usar “laranjas” para adquirir esses e outros bens.
Segundo mostrou a matéria do Domingo Espetacular, Valdemiro e Francileia são os sócios majoritários da empresa W S Music, cujo procurador e Nicanor de Oliveira, irmão do apóstolo e administrador das fazendas.
Uma vez que a WS Music tem como valor declarado 50 mil reais, seria impossível ter capital suficiente para adquirir as duas propriedades rurais, uma custando 29 milhões e a outra 20 milhões. No total, as duas fazendas totalizam 26.134 hectares, quase duas vezes o tamanho de Jerusalém, capital de Israel.
Marcelo Rezende afirmou que a matéria demorou quatro meses para ser preparada e que foi necessária muita investigação. Também foi dada a Valdomiro a oportunidade de se explicar, mas ele não atendeu a equipe da Rede Record.
Ficou claro durante a exibição do material a rivalidade existente entre os dois líderes, pois em vários momentos foram mostradas as provocações de Valdomiro na TV ao falar de Edir Macedo. Também se evidenciou a rivalidade das igrejas que muitas vezes ocupam prédios na mesma rua ou até mesmo vizinhos.
A Igreja Universal alega que desde que saiu dos seus quadros, em 1998, Valdomiro tem recrutado ex-pastores da igreja e tentado atrair as mesmas pessoas.
Entre as muitas acusações e perguntas sem resposta, o Domingo Espetacular mostrou que Valdemiro foi preso em 2003 por transportar ilegalmente armas e munição. Também lembrou o episódio em que três pastores da IMPD foram presos em 2010, acusados de tráfico internacional de armas. Afirmou-se que o destino dessas armas seriam os traficantes de drogas do Rio de Janeiro, que teriam uma ligação com a igreja.
Também foi exibida a situação de mais de 50 templos da IMPD que estariam com ordens de despejo por falta de pagamento. Donos dos imóveis foram entrevistados e também um jurista que pediu publicamente que a Receita Federal investigue Valdemiro e a sua igreja.
Para os expectadores do programa, ficou claro que o uso das imagens do apóstolo pedindo dinheiro na televisão e a comprovação de sua riqueza estão ligadas. Várias vezes ele foi chamado de “mentiroso” e tentou-se desqualificar suas credenciais como sacerdote, por estar se beneficiando da fé alheia para proveito próprio.
No final da matéria, ficou o aviso “a Rede Record vai continuar investigando”, o que indica que nos próximos domingos pode haver mais “segredos revelados”.
O assunto tomou conta das redes sociais e no Twitter cinco termos relacionados estavam entre os “assuntos do momento” (TTs). Centenas de comentários criticavam Valdemiro e muita gente também recriminava Edir Macedo. Uma das definições mais comum era #guerraNADAsanta.

Veja o Vídeo da Reportagem abaixo: 

Mar 19

90% DAS CIDADES BAIANAS ESTÃO À BEIRA DA ” FALÊNCIA” APONTA IFGF

Estado possui 82 municípios entre os 500 piores na gestão das contas
Pelo menos 90% dos municípios baianos não sabem administrar seus recursos financeiros. É o que aponta o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado ontem, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Baseada em dados de 2006 a 2010, a pesquisa afirma que 82 das 374 cidades baianas investigadas estão entre as 500 piores do país – um quinto das prefeituras (ver tabela abaixo).

Os elevados gastos com pessoal e a dificuldade na administração dos restos a pagar, além dos investimentos reduzidos explicam os péssimos resultados da Bahia, conforme o levantamento. “As médias dos índices de liquidez, gastos com pessoal e investimentos dos municípios baianos indicam uma situação difícil”, diz o relatório. 
A constatação da Firjan não surpreende o consultor de gestão pública Luis Otávio Borges. “Moramos, de fato, em um estado pobre”, afirma. Para ele, a eficiência da máquina pública é comprometida por fatores como informalidade, corrupção, tráfico de influência e, em alguns casos, falta de vontade política. 
Borges justifica que no quesito de gestão de pessoal, por exemplo, em boa parte dos municípios baianos o poder público é o grande empregador da região. “Com isso, mais de 50% da arrecadação é comprometida com pagamento de pessoal, o que diminui os investimentos”. 
Neste aspecto, diz o consultor, o ideal seria a redução dos gastos, para que se aumentasse a verba de investimentos, gerando, consequentemente, mais emprego e renda para a população. “Mas não se pensa, por exemplo, na profissionalização do serviço público. Cada um [prefeito] quer colocar nos cargos pessoas do seu time. Este modelo é falido”. 
Para o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano (PT), prefeito de Camçari, outro grave problema enfrentado pelos municípios é a inadimplência. “Muitos acumulam dívidas de gestões anteriores e ficam na pendenga”. 
Além disso, ele aponta que a maioria dos municípios não tem arrecadação própria e dependem, basicamente, do repasse do estado e da União. “É uma questão de crise mesmo. Os municípios são deficitários. As despesas acabam ultrapassando o teto e ele se torna ingovernável”, ressalta. 
Tanto Caetanto quanto o consultor Borges concordam que, para reverter esse quadro, será preciso uma reforma tributária. “É preciso ajustar a base de cálculo. A divisão dos impostos é muito injusta. Enquanto o estado arrecada com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), sobram as migalhas para o município”, diz Borges. 
Metodologia 
Para chegar ao índice que classifica a gestão fiscal de cada município, a Firjan utilizou dados oficiais, declarados à Secretaria do Tesouro Nacional. O indicador considera cinco quesitos: receita própria, referente à capacidade de arrecadação; gastos com pessoal; liquidez, que verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos disponíveis para cobrí-los; os investimentos municipais; e o custo da dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortização de empréstimos contraídos.

Salvador é mau exemplo de gestão fiscal, diz estudo
No ranking estadual, entre os 10 melhores desempenhos (ver tabela acima), os municípios se destacaram por ter apresentado elevado nível de investimento: nove dos 10 primeiros colocados tiveram resultados muito próximos à nota máxima (0,8001). Em primeiro lugar no estado e em 68º no ranking nacional, Jaborandi, no oeste da Bahia, foi o único com conceito A, sendo exemplo de sucesso, mesmo com receitas próprias baixas.

Na outra ponta do ranking, entre os 10 piores índices, chamaram atenção os nove zeros no IFGF Liquidez, que foi o caso, por exemplo, de Ibirataia, que ficou com o pior resultado do estado. Além disso, outros sete tiveram zeros no IFGF Gastos com Pessoal, entre eles Ibicaraí e Canavieiras. Os números indicam que em 2010 nove cidades terminaram o ano com mais restos a pagar do que dinheiro em caixa e sete ultrapassaram o limite de 60% da receita líquida. Por sua vez, Salvador também não obteve bom resultado. 
A capital baiana ficou na 23ª posição entre as capitais brasileiras; na 136ª no ranking estadual; e em 3.373º lugar na classificação nacional. De acordo com o estudo, o quadro negativo é explicado pelos baixos índices de investimento e custo da dívida, além da nota zero em liquidez. “A capital baiana é um exemplo de que ter elevada geração de receitas próprias não é garantia de uma boa gestão fiscal”, aponta o estudo. Da mesma forma que Salvador, as outras maiores cidades do estado – Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Juazeiro – apresentaram dificuldades na gestão fiscal. A única com boa gestão entre os cinco maiores (conceito B), Camaçari se destacou devido aos baixos gastos com pessoal e boa administração de restos a pagar.
“Conseguimos eficiência nos gastos, principalmente, com a profissionalização de nossa equipe técnica”, destacou o secretário da Fazenda de Camaçari, Paulo Cézar, que afirmou que o município estuda maneiras de aumentar a receita com a revisão de alguns impostos. O CORREIO entrou em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda de Salvador, mas o secretário Joaquim Bahia não foi localizado para comentar o desempenho ruim da capital no ranking de gestção fiscal.
Veja os Rankings das Capitais abaixo:

Colônia na Mídia: Eu jurava que Una estava entre as piores da Bahia, fiquei surpreso, estou muito feliz pois não estamos na lista das piores. Pois seria uma vergonha para nosso Município.  
Fonte: Correio

Mar 13

MENOR APREENDIDO ACUSADO DE ROUBO EM UNA

O menor DMS,vulgo Danilo de Matilde, 17 anos, foi apreendido por uma guarnição do 4º Pelotão da PM de Una, após ter deflagrado quatro tiros em um transeunte da Rod. Una Colônia, para roubar uma bicicleta. Com o menor, a PM encontrou um revolver calibre .38, quatro cartuchos intactos, diversas peças de bicicleta e a bicicleta roubada. O menor estava foragido da justiça, após, juntamente com Valdenir de Jesus dos Santos, vulgo Muricó, 25 anos, participar do homicídio de Gileno dos Santos Silva, ocorrido em 08 de janeiro, porém tinha se apresentado na última segunda-feira, em companhia da mãe e de um advogado. A irmã do menor, Geane dos Santos Silva, 32 anos, desacatou os policiais no momento da prisão e também ficou detida. Embora, tenha apresentando documentos comprovando a menor idade, mas o aludido tem contrato com a COELBA e EMBASA, para fornecimento de luz e agua, respectivamente.

Mar 12

ITABUNA CONTÍNUA MATANDO MAIS QUE A MORTE

Um homem ainda sem identificação, foi assassinado agora na Travessa São Bento, no bairro Pedro Jerônimo em Itabuna. Segundo informações, o desconhecido foi morto com seis tiros e quatro facadas. A lei do silêncio impera e ninguém conhece a vítima. 
A população destes bairros da periferia de Itabuna está assustada com tanta violência. As autoridades de segurança pública estão totalmente perdidas nesta guerra, onde os traficantes e matadores levam grande vantagem. De cada dez crimes cometidos na cidade, nove ficam no anonimato, sem nenhuma prisão ou qualquer outro tipo de punição. A população não acredita mais na sua polícia e quando um crime é praticado, a lei do silêncio prevalece. Neste fim de semana, cristãos de diversas denominações religiosas foram as ruas pedir paz, mais como ter paz se não tem viaturas, policia nas ruas, armamentos e uma sociedade organizada acomodada.
FONTE: VERMELHINHO
VEJA AS FOTOS: