Outubro 2012 archive

Out 30

NÚMERO DE MORTOS POR TEMPESTADE SANDY PASSA DE 30 EM EUA E CANADÁ

Pelo menos 29 pessoas já morreram nos Estados Unidos após a passagem da supertempestade Sandy, segundo balanço da rede CNN. Uma pessoa morreu também no Canadá.
O estado americano mais afetado pela tormenta foi Nova York, onde 15 pessoas morreram, dez delas na cidade de Nova York, bastante castigada por enchentes e blecautes.
As autoridades temem que o número seja maior, pois os trabalhos de resgate, principalmente na zona costeira, continuavam.
As demais mortes foram registradas nos estados de Maryland (2), Connecticut (2), Nova Jersey (3), Pensilvânia (3), Virgínia (2) e Virgínia Ocidental (1), além de uma das tripulantes do veleiro HMS Bounty, que naufragou por causa do furacão.
Mais de 8 milhões de lares e comércios, em 18 estados, se encontram sem eletricidade na Costa Leste dos Estados Unidos por causa da supertempestade, informou o governo federal. Os estados mais atingidos são Nova York (2 milhões) e Pensilvânia (1,3 milhão), segundo o Departamento de Energia.
O governador de Nova Jersey, estado pelo qual Sandy chegou ao continente, disse que o furacão provocou uma “devastação inimaginável” na costa e que os trabalhos para retirar moradores presos pelas inundações continuam.
A Guarda Nacional está ajudando nos trabalhos na região, onde muitas casas foram arrancadas de suas bases e arrastadas pelos ventos e pela água.
Nova York
O presidente Barack Obama, declarou situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem de Sandy.
Parte da ilha de Manhattan está inundada, e 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na cidade de Nova York Perdendo força.
Sandy perdeu força nas primeiras horas da manhã desta terça, enquanto prosseguia seu trajeto pelo leste dos Estados Unidos, mas ainda pode provocar fortes ventos e inundações, alertam as autoridades meteorológicas. Entenda o fenômeno.
O Centro Nacional de Furacões informou às 9h GMT (7h do horário brasileiro de verão) que Sandy se deslocava ao sul do estado da Pensilvânia com ventos de 105 km/h e rajadas ainda mais fortes sobre grande parte da Costa Leste.
A supertempestade, rebaixada para tempestade pós-tropical pouco depois de tocar a terra na costa de Nova Jersey na segunda-feira à noite, mas a destruição provocada superou amplamente seu nível na escala Saffir-Simpson dos furacões.
Uma empresa de previsão de desastres estimou que as perdas econômicas poderiam chegar a US$ 20 bilhões, sendo apenas metade desse valor garantida por seguros.
Sandy tocou a terra na noite desta segunda pela costa de Nova Jersey, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h.
O olho do fenômeno atingiu as proximidades de Atlantic City, de acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões (CNF), com sede em Miami.
As autoridades americanas haviam advertido sobre os riscos “sem precedentes” e ordenaram a saída de centenas de milhares de pessoas em cidades ao longo da faixa costeira da Nova Inglaterra (nordeste) até a Carolina do Norte (sudeste).
O presidente Barack Obama alertou os americanos sobre a ameaça representada por Sandy, ao citar uma “tempestade grande e poderosa’ que poderia ter consequências desastrosas.
A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana, a uma semana das equilibradas eleições de 6 de novembro.
Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.
Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.
A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente republicano George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.
Em sua passagem pelo Caribe, na semana passada, Sandy deixou 67 mortos, milhares de desabrigados e muitos prejuízos. Só no Haiti, foram 51 mortos.

Out 30

ASSALTANTE QUE MATOU POLICIA MORRE EM CONFRONTO COM A PETO

PETO 68 E PETO 70, de Ilhéus, se dedicaram na caça ao matador e conseguiram localiza-lo. O objetivo dos policiais era prende-lo, mas houve troca de tiros e Zé Pequeno foi abatido”.
O assaltante e traficante José Lira Falcão Santos, conhecido pelo vulgo de Zè Pequeno, era o segundo elemento envolvido na morte do policial militar Lima, que foi assassinado na Avenida Princesa Isabel, na porta do Supermercado Meira. Zé Pequeno, foi localizado por policiais militares do PETo 68 e PETO 70, no bairro teotônio Vilela. Ao avistar os policiais, Zé Pequeno, que estava armado com uma pistola calibre 380, abriu fogo, tentando matar mais um policial. Na troca de tiros, ele foi baleado várias vezes, porém, ainda assim, foi socorrido para o Hospital Regional Luiz Viana Filho, onde já chegou sem vida.
FONTE :VERMELHINHO

Out 29

RESULTADO DAS OITAVAS DE FINAL DO INTERMUNICIPAL 2012

Na abertura das oitavas-de-final, realizada na tarde deste domingo (28/10) nos quatro cantos do estado, dezesseis seleções com as melhores estatísticas até o momento entraram em campo em busca da taça mais desejada dos municipios, que poderá ser inédita para alguns ou talvez, o bicampeonato da seleção de São Francisco do Conde.


Os destaques foram para a equipe de Jitaúna que manteve o bom aproveitamento da primeira fase e venceu a seleção de Belmonte por 3×1, dentro de casa, Santo Amaro que garantiu um bom resultado diante do Valença por 2×1, a partida de volta está marcada para o próximo domingo dia 04/11 as 15:00, no estádio da cidade.

Confira os resultados:
  • Araci
    2X1
    São Franc. do Conde
    10:30Araci
  • Crisópolis
    1X1
    Coarací
    15:00Crisópolis
  • Valença
    1X2
    Santo Amaro
    15:00Valença
  • Biritinga
    1X0
    Ubaitaba
    15:00Biritinga
  • Ibicaraí
    1X1
    Ipiaú
    15:00Ibicaraí
  • Itambé
    1X0
    Porto Seguro
    15:00Itambé
  • Itabuna
    1X1
    Itapetinga
    15:00Itabuna
  • Jitaúna
    3X1
    Belmonte
    15:00Jitaúna
Fonte santoamaronoticias/ FBF

Out 29

ACM NETO É O NOVO PREFEITO DE SALVADOR

Com 95,51% das urnas apuradas o candidato do DEM ACM Neto é o novo prefeito de Salvador, Neto está com 96.623 votos de frente, faltam ainda ser apurados 84.421.
Aos 33 anos, ACM Neto disputou a prefeitura de Salvador pela segunda vez – em 2008, perdeu ainda no primeiro turno. Ele está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados e é líder do DEM na Casa. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele também já foi vice-presidente e corregedor da Câmara.
Oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais do país, com riquezas estimadas em R$ 32,8 bilhões pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, a capital baiana tem economia baseada no serviço e na indústria,

Out 27

SITE EM HOMENAGEM ‘LANÇA’ JOAQUIM BARBOSA A PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Para idealizadora, ministro do STF se tornou referência pública no país. Nesta quinta, endereço teve recorde de 38 mil visualizações na internet.

No ar desde 8 de outubro, um site criado por um grupo de três jornalistas do Rio de Janeiro vem chamando a atenção na rede por “lançar” a candidatura do ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa à Presidência da República para as eleições de 2014.
Sob o slogan “Somos brasileiros que acreditam que o Brasil só achará seu caminho com um presidente sério”, o site, que usa o endereço joaquimbarbosapresidente.com.br, traz biografia, fotos, charges e dezenas de depoimentos elogiosos ao relator do mensalão.

Há também um link para que o usuário baixe a imagem de um adesivo típico de campanha eleitoral, com os dizeres “Joaquim Barbosa presidente 2014”.

Em conversas informais, o ministro já descartou entrar para a política. Diz que aceita as manifestações de carinho, mais frequentes desde o início do julgamento do mensalão, mas reitera que não considera nem leva a sério pedidos para se candidatar a cargos públicos.
Idealizadora do site, a jornalista Renata Maia, 29 anos, sabe disso. Mesmo assim, diz que a intenção foi fazer uma homenagem ao magistrado, que, para ela, “não tem medo de falar o que pensa”.

“A galera da nossa geração não tem referência na área política, nem na jurídica. E a gente quer mostrar para ele o quanto se tornou uma referência para toda a juventude, e até também para as pessoas mais velhas. É uma homenagem a um brasileiro que dá orgulho”, diz a jornalista. Há menos de 20 dias na rede, o site já recebeu mais de 23 mil visitantes, com 181 mil visualizações — o recorde foi registrado nesta quinta, com 38 mil visualizações, segundo a agência de comunicação que montou o site.
Renata diz que teve a ideia junto com mais dois colegas de trabalho, dentro da rádio em que trabalham no Rio, a partir da indignação de ouvintes com escândalos de corrupção e má qualidade no serviço público. Para ela, Barbosa se tornou um “ícone”, “símbolo” e “referência” pela atitude de “revolta” demonstrada no julgamento.
“A corrupção, o mensalão, é uma coisa que revolta e você vê nele a revolta de todos os brasileiros. É o único que mostra essa revolta”, afirma. Renata diz que é apartidária e reforça que fez o site sem pretensão de prejudicar nem favorecer nenhum candidato ou partido nas eleições deste ano – daí, o cuidado de lançá-lo após a definição eleitoral no Rio.
‘Enérgico’
Ela também admira o estilo “enérgico” do ministro, demonstrado em intensos embates com outros colegas no STF durante o julgamento, mas diz acreditar que ele seria mais moderado num cargo de liderança.
“Tudo bem que ele tem um jeito enérgico, mas na verdade, o povo brasileiro é assim. Todo mundo tem vontade de falar o que pensa. Claro que algumas vezes gera uma consequência desagradável. Se fosse para o lado político, iria tentar se conter um pouco mais. Como presidente do STF, vai ter uma postura menos enérgica”, aposta a admiradora.
Joaquim Barbosa assume o comando da corte no próximo dia 22 de novembro.
Pela Constituição, o cargo é o quarto na linha sucessória da Presidência. Caso se ausentem do país a presidente, o vice, e os presidentes da Câmara e do Senado, assume a República o presidente do STF.

Out 27

MORRE REGINA DOURADO VÍTIMA DE CÂNCER DE MAMA

A atriz Regina Dourado, que lutava contra um câncer de mama, morreu na manhã deste sábado (27), no hospital Português da Bahia, em Salvador.

Nascida em 22 de agosto de 1953, em Irecê, na Bahia, a artista iniciou a carreira aos 15 anos na Companhia Baiana de Comédias. Nesta época, ela também estudava canto e dança.

Sua estreia na televisão foi em 1978, com o especial “A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água”. Desde então, Regina participou de grandes novelas como “Roque Santeiro”, “Renascer”, “Tropicaliente” e “Explode Coração”.

Diagnóstica com câncer de mama em 2003, a artista lutou contra a doença e foi submetida a duas intervenções cirúrgicas para a retirada do primeiro nódulo na mama direita. Porém, o tumor voltou mais agressivo e atriz teve de ser operada pela segunda vez.

No dia 23 de outubro, o irmão da atriz, Oscar Dourado, contou a situação delicada pela qual Regina estava passando. “Minha irmã está sedada e com poucos momentos de lucidez. O quadro dela é irreversível. É um momento muito difícil, mas estamos ao lado dela para que sinta que é muito amada. Por isso, estamos aqui para dar carinho”, falou ao jornal baiano “A Tarde”.

Out 26

PREFEITA ELEITA ENCAMINHA LISTA COM 15 NOMES DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO.

Na relação consta o nome da própria prefeita, Diane de Brito Rusciolelli, do vice-prefeito, José Nildo Santos Nascimento e de três ex-secretários municipais, Gilberto Santos Lisboa e Alberto Shinje Kitaoka, da educação e de Sinval de Souza Pinto, da Agricultura. Também consta o nome de Ziuciele Capato, que foi chefe de Licitação da Prefeitura no atual governo e de Mauricio Santos Martins é tesoureiro desde 1º de janeiro de 2005 da gestão do prefeito Agenor Birschner, da vizinha cidade de Arataca,. 
Gilberto Lisboa esteve secretario entre os anos de 1997 a 1999, no primeiro Governo de Dejair, quando deixou a secretaria para concorrer ao cargo de vereador. Shinji foi secretário do Governo de Davi Cerqueira de fevereiro a dezembro de 2008, enquanto, Sinval Silva esteve à frente da Secretária de Agricultura também no primeiro governo de Birschner. Já Helvécio Serra Rufino esteve à frente do setor de Tributação no ano de 1997 e deixou o setor após desentendimento do então vice-prefeito, Zé Pretinho, com o prefeito Dejair. Na época, diversas pessoas ligadas ao vice-prefeito perderam os cargos. 
O Prefeito Dejair Birschner deve indicar os nomes de Valdir Hora, Secretario de Finanças, Rony Claudio Modesto Sertório, Secretário de Administração, Luiz Roberto Souza, Chefe da Contabilidade e Higor Caliman, do Chefe do Controle Interno. A atual gestão tem o prazo de 30 dias antes da posse da prefeita eleita para instalar os trabalhos de transição, segundo resolução 1.311 do TCM. Há indícios de que seja publicado no Diário Oficial da ultima semana de novembro o inicio dos trabalhos. 
Outros nomes constam na lista: Deborah Virginia Martins Borges Sousa, que foi candidata a vereadora pelo PTN, mas desistiu, atualmente é Supervisora Operacional da iniciativa privada; Laudecy Lisboa Santos que tem curso na área de Recursos Humanos; Thomaz Yuji Osawa, Engenheiro Agrônomo; Antonio Berbert Hage Filho, o Toninho, comerciante e a Professora Rita de Cássia Santos Teles, Pedagoga. Consta também um motorista, Marcio Neves Santos e uma Técnica em Enfermagem Edileuza Rosa Oliveira Nascimento.
FONTE: UNA NA MIDIA