Abril 2013 archive

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DA BAHIA DEFENDE “REDUÇÃO” DA MAIORIDADE PENAL

                                                Maurício Barbosa defende redução da maioridade penal (Foto Pimenta).

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, posicionou-se a favor do avanço da maioridade penal no Brasil. Barbosa cita o crescente número de menores no crime, valendo-se da legislação que aplica, no máximo, três anos de punição aos infratores. Confira trechos de entrevista concedida pelo secretário à Tribuna da Bahia.
Tribuna – É a favor ou contra a redução da maioridade penal no Brasil?
Barbosa – Eu pessoalmente sou a favor. É um contrassenso nós acreditarmos que um menor de 16 anos possa escolher o destino de sua nação e não possa ser responsabilizado criminalmente pela prática de homicídio. Hoje um jovem de 16 anos está usando o computador, o facebook, o twitter, tem acesso às informações, conseguem se engajar politicamente para decisão política de nosso país. Não acredito que isso só resolva o problema da criminalidade, mas é um contrassenso que um jovem fique apenas três anos fora do convívio social porque a lei entende que tem que ter uma medida socioeducativa.
Tribuna – A redução ajudaria a reverter os crimes praticados por jovens e adolescentes, já que há um sentimento de impunidade?
Barbosa – É difícil dizer que se conseguiria reverter, mas é certo dizer que quadrilhas utilizam jovens para a prática de crimes porque sabem que eles não ficam presos por muito tempo e têm até a coragem maior de cometer delitos por não terem uma punição mais severa. Isso é fato. Temos aí quadrilhas que são formadas por adolescentes e não temem, nem se sentem impedidos de cometer crimes porque sabem que em um ou dois anos vão estar nas ruas. É só observar a reincidência desses adolescentes. O que se discute muito é que a prisão não resolve, mas a liberdade também não resolve. Muito pelo contrário, ajuda a aumentar a gravidade e a sensação de insegurança por parte da população.

CONCURSOS OFERECEM 19,7 MIL VAGAS

                                              concurso público

Concursos públicos em todo o País nesta segunda, 29, oferecem um total de 19.747 vagas e salário que pode chegar a R$ 24.057,33, oferecido pelo Ministério Público da União, que prevê vaga também para a Bahia.
O levantamento da Folha Dirigidarevela que 9.103 das vagas são destinadas a quem possui nível superior. Outras 7.607 vagas foram reservadas a quem possui, pelo menos, o nível médio.
Das vagas restantes, 1.712 se destinam a candidatos com nível técnico e 1.325 para os que possuem, no mínimo, o nível fundamental. Confira os editais e vagas clicando no “leia mais”, logo abaixo.

UESC DIVULGA NOVA LISTA DO SISU

                                                Campus da UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) divulgou a nona lista de aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O convocado deve confirmar matrícula na próxima quinta, 2,no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h no colegiado do curso no qual foi aprovado, no campus da universidade.
A lista traz aprovados nos cursos de Ciência da Computação, Biologia, Economia (matutino e noturno), Comunicação, Engenharia de Produção, Medicina e Medicina Veterinária. Confira a relação completa clicando no “leia mais”, abaixo.

DILMA É VAIADA POR PRODUTORES RURAIS NO MS

                                                      
A presidente Dilma Rousseff foi recebida com vaias nesta segunda-feira (29), por um grupo de produtores rurais que protestava contra demarcação de terras indígenas no Mato Grosso do Sul, noticia o Estadão. A presidente participa em Campo Grande da solenidade de entrega de 300 ônibus escolares para 78 municípios. Ainda de acordo com o jornal, logo após as vaias, Dilma foi aplaudida por um grupo de prefeitos e aliados, que gritaram palavras de apoio à presidente.
Dilma deve voltar para Brasília no início da tarde, conforme prevê a agenda oficial da chefe do Executivo. Insatisfeitos com a proposta que transfere do Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a delimitação dessas áreas, há duas semanas, índios acamparam na sede do governo federal e chegaram a invadir a Câmara dos Deputados. Na ocasião, vários parlamentares deixaram o plenário assustados com a chegada repentina dos visitantes inesperados.

SAC FECHADO ATÉ O DIA 6

                                                 

Todos os 30 Postos da capital e interior, bem como os 14 Pontos Cidadão que integram a Rede SAC, estarão fechados nesta quarta-feira (1º), quando se comemora o Dia do Trabalho. Nesta data, apenas as duas unidades móveis prestarão atendimento à população, dentro do roteiro de visitas pré-estabelecido.
As 43 unidades retomarão seu funcionamento normalmente na quinta-feira (2), primeiro dia útil após o feriado, nos dias e horários habituais, menos a unidade de Ilhéus, que vai continuar fechado por conta de uma reforma entres dias 2 e 5, voltando a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (6).
Também estará suspenso na quarta-feira (1º) o expediente dos órgãos da administração pública estadual, sendo mantidos apenas os serviços essenciais, como segurança, limpeza e saúde. O retorno das atividades também será na quinta-feira (2).
Para ter acesso às informações sobre atendimento nos postos da Rede SAC na capital e interior, basta acessar o site ou ligar para o 0800 071 5353 (fixo) ou 4020 5353 (móvel). A ligação é gratuita.

AMBULÂNCIA DE UNA COM PNEU NO ARAME

                                         

Nessa manha de segunda feira, o blog GCM PEREIRA recebeu mais uma denúncia que a ambulância do município de Una está com o pneu dianteiro no ARAME ,trazendo risco de vida para os motoristas e para os pacientes que depende do veículo.
Foi verificado a denúncia e realmente é verdadeira a situação informada.

ENTREVISTA DA PREFEITA DIANE RUSCIOLELLI CONCEDIDA A RÁDIO REGIONAL SUL FM

MATÉRIA RETIRADA DO BLOG ATITUDE EM UNA

Amigos e amigas muitos de nós pudemos acompanhar a entrevista que a Prefeita Diane concedeu a Rádio Regional Sul de Camacan. O Blog Atitude em Una deu aqui em exclusividade essa notícia, o que com certeza fez muita gente correr para o rádio, tendo em vista que faltou por parte da prefeitura uma abordagem nas pessoas para que pudessem acompanhar a entrevista da mandatária do município.

Pois bem em uma entrevista de mais de 30 minutos, feita pelo radialista Paulo José Ramos, a Prefeita Diane rebateu muitas críticas que vem recebendo da oposição e de denúncias veiculadas em blogs de nossa cidade (inclui-se esse humilde blog também). A prefeita negou com veemência que em Una, não há surto de dengue e que na verdade é a virose, que está atacando a cidade, todos impressionado, acham que é dengue. Segundo a prefeita, e em sua entrevista ela deixa claro, que tem todos os dados para provar.

Vejam um trecho em texto do começo da entrevista, na pergunta do radialista e na resposta da prefeita:

Radialista Paulo José Ramos: Quem é Diane Rusciolelli?

Prefeita Diane: Sou uma pessoa muito simples, de hábito simples, agora muito trabalhadora, muito batalhadora, podem ter certeza. Uma pessoa que conquistou tudo com muito suor, com muito trabalho. Sou muito determinada, extremamente determinada. Acho que consegui provar isso durante a campanha. Muito difícil me fazer parar. Porque, quando eu tenho uma certeza em meu coração, quando o senhor me dá essa certeza, ninguém me para. Como estão tentando fazer hoje, mas assim, eu tenho muita certeza do meu objetivo e, quando eu tenho ninguém consegue me tirar do meu foco não.

Então é assim, eu sou uma pessoa muito sincera. O que tenho pra falar não mando recado. Não sou de enrolar ninguém. É sim ou não. Não fico perdendo tempo. Então é assim, eu sou esse tipo de pessoa. Trabalho com honestidade e, quem me conhece de perto, sabe disso. Então o que vocês irão ouvir de mim aqui hoje é só a verdade, pode ter certeza.
ESSA PARTE É IMPORTANTE, POR ISSO ALÉM DE DISPONIBIZÁ-LA EM ÁUDIO ABAIXO, TAMBÈM COLOCAMOS O TEXTO DIGITADO. SE REFERE AS DENÚNCIAS FEITAS PELO BLOG GCM: PEREIRA E ENVIADAS AO SITE VERMELHINHO. CONFIRAM:
Radialista Paulo José Ramos: O site Vermelhinho diz em uma reportagem que a Saúde de Una está na UTI – A matéria diz: A comunidade de Una vem sofrendo com descaso no setor da saúde, da atual administração, sem nenhum compromisso com o setor, a saúde e o município está em colapso e na UTI, o Hospital Fréi Silvério é o retrato do abandono e falta de respeito com o povo e acreditou na nova administração. O que dizer prefeita dessa denúncia?
Prefeita Diane: Uma inverdade! A saúde realmente ainda precisa melhorar em muitas coisas. Mas assim, você há de convir que eu estou completando quatro meses de mandato. Então é assim, realmente, o Hospital precisa ainda de uma boa reforma, uma boa estruturação física, mas assim, a gente ainda não tem esse recurso no momento, e mesmo assim quando pegamos a gestão, no início, nos fizemos algumas melhorias. Nos consertamos o telhado. As coisas mais urgentes nós fizemos.
E o mais importante, é que tirando a estrutura física, que já é um problema antigo, não foi um problema criado por nós. Nós estamos tentando resolver, e que vamos com certeza resolver em nosso mandato. O mais importante é que o hospital funciona. Do dia que eu peguei, alias, desde o dia 31 de Dezembro, antes de eu assumir, até hoje, eu já fui responsabilizada com o compromisso do hospital. Não deixamos faltar nenhum dia, lá tem plantão de 24 horas. 
O hospital funciona com serviço de ortopedia, serviço de urologia, além do clínico geral atendendo. Ativamos o laboratório municipal, que não estava funcionando. Reativamos o serviço de ultrassonografia e ampliamos. Por que Una antes, atendia 120 por mês, nós ampliamos para 200 ultrassom por mês e, de três eco cardiogramas que a gente fazia pelo SUS em Ilhéus, não tá fazendo, por que Ilhéus tá toda parada na saúde, mas estamos fazendo 10 eco por mês no município. Então é assim, a gente tem ampliado os serviços, o hospital tem funcionado com os plantões.
Agora acompanhem a entrevista em áudio, dividida em três partes abaixo:


PARTE 1

PARTE 2



PARTE 3