Março 2014 archive

SERVIDOR PÚBLICO SE APOSENTA COM VALOR INTEGRAL

                                               .

MATÉRIA ENVIADA PELO BLOG SINFESPU

Divulgação
Ao contrário do segurado da Previdência Social, que recebe média dos 80% maiores salários de contribuição e é punido com a aplicação do fator previdenciário (no caso da aposentadoria por tempo de contribuição), que corrói sua renda em torno de 30%, o valor mensal do benefício é igual ao do último salário recebido e sobre o qual foi recolhida contribuição.
“O servidor público vai para a aposentadoria ganhando o último salário de quando ele estava na ativa. O que não acontece com o trabalhador comum, que tem que voltar para o mercado de trabalho para completar sua renda, já que ela não corresponde ao seu rendimento antes de se aposentar”, explica o advogado previdenciário Paulo Silas do escritório Paulo Silas de Oliveira Advogado.
Para ter direito ao valor integral, no entanto, são necessárias algumas condições. O trabalhador que ingressou no serviço público antes de 16/12/1998, data da Emenda Constitucional número 20, precisa ter pelo menos 53 anos de idade no caso do homem e 48 anos no caso da mulher.
Fora isso, também é necessário tempo mínimo de cinco anos no último cargo no serviço público (para o qual prestou concurso ou foi promovido), conforme explica o advogado previdenciário do escritório Ruiz Advogados Alex Fabiano Alves da Silva.
“Este tempo mínimo de serviço no último cargo pode ser somado ao tempo do serviço público perante outros órgãos, Estados ou municípios, e também junto ao tempo do serviço privado, resultando em mais de 35 anos para homem, e mais de 30 anos para mulher.”
Já para quem ingressou como funcionário de órgãos públicos depois desta data, os requisitos aumentaram. Passando a ser exigido, para aposentadoria integral, o tempo mínimo de dez anos como servidor e de cinco anos no último cargo. Além disso, a idade mínima aumentou. “Para o homem, são necessários 60 anos de idade e 35 de contribuição e, para a mulher, 55 anos de idade e 30 de contribuição. É também aberta a possibilidade de aposentadoria proporcional, neste caso aumentando em cinco anos, o mínimo da idade, ou seja, de 65 anos para o trabalhador e 60 anos para a trabalhadora – neste caso com proventos proporcionais”, declara Silva.
REGIME 85/95 – Apesar de também precisar de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição como mínimo para se aposentar, existe a opção do regime 85/95.
Ou seja, no caso da trabalhadora, ela precisa somar 85 anos entre trabalho e idade, no do trabalhador, 95. A vantagem do regime é que, caso a soma seja esta, mesmo com idade inferior, a aposentadoria será concedida. “Neste caso, há uma ressalva na idade mínima e na regra de acréscimo, ou seja, cada ano a mais de tempo de serviço um ano a menos de idade mínima”, explicou Silva. Em outras palavras, dá para se aposentar com 59 anos de idade e 31 de serviço.
Além desta opção, o servidor público pode se aposentar com 70 anos de idade. Neste caso, o benefício é chamado de compulsório e equivale a aposentadoria por idade do INSS. O trabalhador também recebe o salário integral neste caso.
Conforme alertou o diretor da comissão de direito previdenciário da associação dos advogados, Jairo Guimarães, do escritório Leite e Guimarães, o trabalhador deve consultar as regras da aposentadoria no setor que trabalha. “Não existe um padrão. Tem um estatuto. que cada órgão público tem o seu, e a aposentadoria de cada um é regida por ele.”

OS VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO ESTÃO CHEGANDO EM UNA‏

MATÉRIA ENVIADA POR ERLON SANTOS

Foi o que informou a Prefeita Diane Rusciolelli à comunidade Unense na noite do dia 26 de março de 2014 na Câmara de Vereadores. Um público estimado em mais de 400 pessoas puderam ouvir e ver o que é o Projeto Voluntários do Sertão. Estavam presentes secretários, comunidade, líderes religiosos, presidente de sindicatos, vereadores e o Assessor Jurídico do Projeto Dr. Jakson. Na oportunidade foi exibido um vídeo mostrando a todos será a logística da recepção dos pacientes e atendimento dos profissionais do projeto. Ao todo são 250 profissionais de diversas áreas da saúde que estarão em Una.
O projeto voluntários do sertão foi Criado no ano 2000 pelo empresário Doreedson Ribeiro Pereira, o Dorinho, o programa Voluntários do Sertão atua no Terceiro Setor, com sede nos municípios de Ribeirão Preto e Condeúba/BA, tendo como objetivo prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e promover o voluntariado enquanto ferramenta de transformação social. Com a distribuição de cestas básicas e brinquedos no ano 2000, atualmente, o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras e distribui ainda kits de saúde e higiene pessoal. A 13ª edição do projeto aconteceu em Anagé no sertão da bahia e realizou 25.0000 atendimentos. A 14ª edição será realizada em Una do dia 28 de abril ao dia 02 de Maio de 2014. 
A estrutura organizacional será da seguinte forma:
• EM FRENTE A PREFEITURA – será a triagem
• SEC. DE EDUCACÃO – Estrutura Administrativa
• CEU – Clínica Médica e Especialidades
• C. ANÍSIO TEXEIRA – Refeições dos profissionais do Projeto
• C. LUIZ VIANA FILHO: Distribuição de Kits
• USF – DR SÉRGIO BAHIA (Marcel Ganen) – Ginecologia
• HOSPITAL MUNICIPAL: Centro Cirúrgico
• CENTRO DE SAÚDE: Pediatria
• BIBLIOTECA: Farmácia
• Em Colônia o Projeto atuará:
• COLÉGIO CANDIDO ROMERO (COLÔNIA): Triagem/Farmácia/Clinica Médica e especialidades / Odontologia
• COLÉGIO FÁBIO SOUTO: Refeições dos profissionais do Projeto
Segundo o assessor Jurídico Dr. Jakson o município de Una disputou a vinda do projeto com outros municípios da Bahia e conseguiu ser contemplado, devido ao atendimento das exigências e esforço coletivo da equipe da Prefeita Diane Rusciolelli. A secretária da saúde Marúcia Bahia informou que a comunidade deve trazer documento de identificação do SUS e identidade, disse também que o projeto demanda muito esforço coletivo e conta com o voluntariado da comunidade pois, o projeto só terá êxito se toda a população Unense estiver engajada no processo. 
Ressaltou também que é um acontecimento histórico para Una e região e que está feliz por essa conquista.

VEJA AS FOTOS DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA ABAIXO

TORNEIO DE PESCA EM COMANDATUBA

MATÉRIA FEITA PELO BLOG COLÔNIA NOTÍCIAS REPERCUTE NOS BLOGS DA CIDADE

O blog colônia notícias publicou nesta semana, uma matéria divulgando em fotos o descaso sofrido pelo alunos de colônia, que estudam no Anexo que pertence ao colégio Cândido Romero em colônia. 
Os alunos eram obrigados a estudar na sala de aula completamente suja a mais de dez dias, alguns alunos reivindicaram e não assistiram as aulas, por conta do descaso.
Veja a baixo os blogs que repercutiram o descaso da educação em colônia.  
BLOG GCM PERREIRA

BLOG ATITUDE EM UNA

EXEMPLO A SER SEGUIDO: PREFEITURA DE ARATACA ORGANIZA UM SISTEMA PARA AMENIZAR PROBLEMAS DE ELEITORES QUANTO AO RECADASTRAMENTO

                                                    

A gestão do prefeito Ferlu Mansur, de Arataca, vem ajudando os eleitores para realizar o recadastramento eleitoral. Lá ele disponibilizou servidores para ajudar no recadastramento biométrico que está sendo realizado na cidade de Buerarema. 
E com uma melhor organização, tem sido distribuídas fichas na Câmara Municipal com antecedência e os eleitores já se locomovem para a cidade vizinha sabendo que serão atendidos em horário previamente agendado.
O agendamento também é realizado nos distritos. E a prefeitura ainda disponibilizou um veículo para o transporte dos eleitores da zona rural.
Parabéns Ferlu e todos envolvidos nessa organização, ao menos pensaram e não fizeram como a prefeita de Una, que pouco fez para ajudar o povo.
FONTE: ATITUDE EM UNA

DENUNCIA: ALÔ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UNA!

                                             
O Blog colônia Notícias recebeu hoje pela manhã, um grupo de alunos da 7°M1 que estudam no Anexo que é de responsabilidade do colégio Cândido Romero Pessoa em colônia, para fazer uma denuncia que a meu ver, torna-se gravíssima.
Segundo os alunos que fizeram a Denuncia, eles estão sendo obrigados a estudar nas salas completamente sujas. Eles relataram ainda que a sala 7°M1 está suja desde a semana retrasada, antes do feriado de São José, e que quando chegaram para estudar na quinta-feira, e na sexta depois do feriado quando se depararam com aquela situação absurda e desrespeitadora .

Ontem segunda-feira dia 24, os alunos ficarão chocados ao ver que a salas deles ainda estava suja, sem condições nenhuma de estudar, alguns alunos saíram da sala para estudar no corredor do colégio.
Hoje terça-feira os alunos mais uma vez se deparam com o colégio sujo e abandonado. O Aluno que pediu para não ser identificado nos contou que a sala dele não ver uma vassoura, a mais de dez dias, e que hoje não aguentou ver a situação, pegou sua cadeira e colocou do lado de fora da sala para estudar.
O Blog colônia noticia foi até o local para averiguar a denuncia, chegando lá se deparou com uma situação constrangedora, ficamos estarrecidos com a falta de respeito com os alunos daquela escola. Tiramos algumas fotos para serem postados no blog, mais segundo alguns alunos, já tem vídeos do descaso rolando nos celulares em colônia.

Esperamos que alguém e tome alguma uma providência, por que isso é uma falta de respeito com o ser humano, pagamos impostos para nossos filhos estudarem em um lugar digno.
OBS: SE ALGUÉM DO COLÉGIO CÂNDIDO QUE É RESPONSÁVEL PELO ANEXO, QUISER ESCLARECER ESTE CASO, FAVOR ENVIAR UMA NOTA PARA NOSSO EMAIL COLONIANOTICIAS@LIVE.COM QUE PUBLICAREMOS EM SEGUIDA.   
VEJA AS FOTOS ABAIXO


NNSAT ACESSÓRIOS P/ INFORMATICA E COMUNICAÇÃO

NNSAT INFORMATICA E COMUNICAÇÃO

ENDEREÇO: AV BRASIL N° 326 COLÔNIA DE UNA
CONTATO: (73) 3626-1218  E 9833-8655
EMAIL: NNSAT_@LIVE.COM
LOJA VIRTUAL: WWW.NNSAT.LOJA.BZ