Agosto 2016 archive

Ago 31

UNA: ASSOCIAÇÃO NIPPO BRASILEIRA DE COLÔNIA DE UNA PARTICIPA DO X FESTIVAL DA CULTURA JAPONESA EM SALVADOR

                           WhatsApp Image 2016-08-31 at 12.32.44

A Associação Nippo Brasileira de Colônia de Una, que tem como presidente Muneo Funato, participou do X Festival da Cultura Japonesa, que aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto em Salvador.
O evento contou com apresentações de artes marciais, música, oficinas, ilusionismo, cosplayers e atrações para todas as idades. Em dois palcos foram realizadas atividades para toda a família: o Palco Haru, com programação voltada para as manifestações artísticas e o Palco Natsu, para atividades de workshops e demonstrações de artes marciais. Comemorando os 25 anos do evento Bon Odori, o tema desta edição foi Odori – a dança tradicional japonesa.
De acordo com as informações do Secretário da Associação e presidente do conselho fiscal da Federação Cultural Nippo Brasileira da Bahia, Sr. Ênio Coelho Júnior, essa é a quinta vez que a Associação Nippo Brasileira de Colônia de Una participa do evento que é realizado todos os anos no final do mês de agosto, organizado pela Federação, onde congrega todas as Associações da Bahia, entre elas, as associações das cidades de Una, Teixeira de Freitas, Luiz Eduardo Magalhães, Barreiras, Mata de São João, Ituberá, Juazeiro, Taperoá e Posto da Mata.
Um dos destaques do festival foi à oferta gastronômica variada, com pratos tradicionais da culinária japonesa, com a presença de 20 restaurantes com opções como sushi, tempurá, udon, lamén, entre outros pratos.
Segundo Ênio, a Associação Nippo Brasileira de Colônia de Una, na oportunidade levou pra o evento vários produtos da região onde foram apresentados aos visitantes e ao mesmo tempo comercializados.
Imagens: Renata Chiemy Kitaoka
 
FONTE: UNA NEWS

Ago 31

SENADO APROVA IMPEACHMENT, DILMA PERDE MANDATO E TEMER ASSUME

                              dilma-rousseff-e-michel-temer-agencia-brasil

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.
A decisão foi tomada na primeira votação do julgamento final do processo de impeachment. A pedido de senadores aliados de Dilma, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, decidiu realizar duas votações no plenário.
Segundo a assessoria do Supremo, ainda nesta quarta, oficiais de Justiça notificarão a ex-presidente e o presidente em exercício Michel Temer sobre o resultado do julgamento.
Temer será empossado presidente da República ainda nesta quarta, em sessão do Congresso Nacional que será realizada no plenário da Câmara a partir das 16 horas.
Já Dilma deverá desocupar em até 30 dias o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em Brasília, e terá reduzida para oito servidores sua equipe de assessores, seguranças e motorista.
FONTE: POLITICO DO SUL DA BAHIA

Ago 26

UNA: SINDICATO DOS GUARDAS DENUNCIA PREFEITA AO MP PELO DESCUMPRIMENTO DA LEI 13.022/14

                          dfgcsvd

O Sindguardas-Ba (Sindicato dos Guardas Civis do estado da Bahia), através de seu presidente Pedro de Oliveira Santos, juntamente com o assessor jurídico da entidade, Dr. Jorge Neves, estiveram na manhã desta quinta-feira (25), em audiência no Ministério Público na cidade de Una, com a Promotora de Justiça Dra. Alicia Violeta Botelho Sgadari Passeggi, solicitando que a Gestora do Município Diane Brito Rusciolelli, seja notificada, para que a mesma der cumprimento imediato no que determina na Lei 13.022/14, na qual, a nomeação de um dos Agentes da Guarda Civil Municipal para exercer a função de Comandante da corporação, conforme impõe a referida lei no seu artigo 15, que proíbe o município nomear comandante que não seja um GCM do quadro de efetivos de carreira.
Nessa mesma audiência, outros pleitos em favor dos Guardas Civis Municipais foram requeridos com muito embasamento da lei supra referida, e por parte da representante do Ministério Público Estadual, obtiveram como resposta positiva, de que o MP irá se dedicar em prol da causa dos agentes, por ser uma questão tanto de direito e de justiça amparada por lei, e que não esta sendo cumprida pela então Prefeita.
Desta forma, os componentes da comissão dos Guardas Civis Municipais de Una, que participaram desta audiência, ficaram contentes com a garantia ofertada pela Promotora de Justiça no tocante ao requerido pelo representante do SINDGUARDAS-BA, Sr. Pedro de Oliveira Santos e pelo seu assessor jurídico Dr. Jorge Luiz neves. Confira a denúncia(CLIQUE AQUI)
ASCOM-Sindguardas-Ba

Ago 26

CANAVIEIRAS: PROJETOS PARADOS NA CÂMARA ATRASAM O DESENVOLVIMENTO

                               ca

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, está preocupado com a inércia do Poder Legislativo em relação à apreciação de projetos enviados pelo Poder Executivo, considerados de grande importância para o desenvolvimento do Município. Entre esses projetos estão a autorização para que a Prefeitura possa participar do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) e o que autoriza o convênio para a Municipalização do Trânsito.
O projeto do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica foi enviado à Câmara Municipal em outubro de 2013 e é essencial para que Canavieiras possa cumprir a Lei 12.305/10, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A instituição tem o objetivo de promover o desenvolvimento regional e é integrado pelos municípios de Camacã, Santa Luzia, Mascote, Una, Arataca, Pau Brasil, Jussari, Itaju do Colônia e São José da Vitória.
Antes mesmo de entrar em vigor, a Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos está sendo ampliada – através do projeto de lei 3.408/15 – pelo Congresso Nacional, com a proibição de descarte irregular de resíduos em vias públicas. Com isso, a Prefeitura não poderá se adequar às novas regras e sofrerá pesadas multas por crime ambiental, causando prejuízos irreversíveis para as finanças do Município.
A lei que se encontra em tramitação no Congresso exige planejamento municipal para sanar dois graves problemas, como o despejo clandestino de resíduos da construção civil e a convergência entre a coleta seletiva e a reciclagem. Com isso, o município terá de legislar sobre as permissões e ainda estipular os locais de descarte, com as punições para quem desrespeitar as regras.
FONTE: POLITICO DO SUL DA BAHIA

Ago 21

CAPITÃO CARLOS E DÁZIO REALIZA CAMINHADA PELA CIDADE E CAI NAS GRAÇAS DO POVO

A receptividade ao candidato a prefeito Capitão Carlos (PTB) no centro da cidade, na manhã deste sábado, 20, onde iniciou sua primeira caminhada rumo a vitoria, foi marcada pelo contato com o povo da localidade. “Estou trabalhando para fazer a diferença, mas depende de vocês. Tenho ideias inovadoras. E creio que com nossa vitoria dias melhores virão”, afirmou o candidato a prefeito Capitão Carlos. 
Capitão Carlos caminhou ao lado de Dásio (PSC), seu candidato a vice-prefeito pela coligação “Dias Melhores Virão”. Também presente no ato político, esteve alguns dos candidatos a vereadores e o jornalista Chico Andrade que ficou maravilhado com a recepção e aceitação da população unense por cada lugar visitado pelo o candidato a prefeito Capitão Carlos. 
O Candidato Capitão Carlos agradeceu aos moradores “que abriram as portas de suas casas e seus corações para acompanhar a caminhada”. “ Com pés no chão demos hoje a largada da caminhada vitoriosa”, disse Capitão Carlos. 

MOMENTO EM QUE A DEMOCRACIA VENCEU! 

O momento mais apreensivo da caminhada foi quando o grupo do então candidato Capitão Carlos bateu de frente com prefeita Diane acompanhada pelos seus parentes e funcionários da prefeitura que estavam fazendo sua caminhada na feira livre. Houve alguns minutos de tensão. Mas graças a Deus e a um lindo ato democrático por parte dos dois grupos não houve nenhum problema. Muito pelo contrario, participantes dos grupos até se cumprimentaram mostrando assim respeito uns aos outros. 
VEJA AS FOTOS DA CAMINHADA ABAIXO:

Ago 19

ADVOGADO DANILO ESCLARECE DUVIDAS SOBRE COLIGAÇÃO

O Blog Una na Mídia publicou na noite desta ultima quinta feira, dizendo que a coligação do Capitão Carlos (PTB) havia reunido trinta e oito candidatos numa mesma coligação. 
O Dr Danilo advogado da coligação Dias Melhores virão esclarece todas as duvidas em relação a coligação formada pelo candidato a prefeito Capitão Carlos. 
VEJA A NOTA DO ADVOGADO DANILO ABAIXO
                                          
O advogado Danilo Batista, da coligação “Dias Melhores Virão”, esclarece que o grupo de 38 (trinta e oito) candidatos na realidade não é apenas um único grupo, mas está dividido em dois grupos. Um formado pelo PTB e PRB e ou outro pelo PSC e PSD. 

Esclarece, ainda, que os nomes idênticos nas coligações não geram prejuízo no pedido de registro, mas que a equipe jurídica já provocou a Justiça Eleitoral com o objetivo de alterar o nome da coligação em um dos grupos.

Ago 18

ÉGUA É ARRASTADA POR CAMINHÃO EM RODOVIA NO SUL DA BA; ASSISTA AO VÍDEO

                        Égua ficou machucada após ser arrastada por cerca de 500 metros (Foto: Vale Verde)
Uma égua foi arrastada por um caminhão coletor de lixo por cerca de 500 metros na BA-290, na cidade de Guaratinga, extremo sul da Bahia, na terça-feira (16), o que revoltou os moradores da região. O veículo é usado na limpeza pública à prefeitura do município, mas segundo a empresa contratada, Vale Verde, não estava em serviço no momento do ocorrido.
Segundo o morador Estevão Silva, que gravou o vídeo que mostra a égua sendo arrastada, o caminhão foi chamado para recolher o animal, que estava agonizando na beira da estrada, para levar o bicho até o lixão da cidade. A égua foi amarrada à caçamba e arrastada.
Ele conta que, após pedidos dos moradores, o condutor do caminhão parou e deixou o animal na rodovia.
O diretor da empresa de limpeza Vale Verde, Guilherme Silva, disse ao G1 que o caminhão não é de propriedade da companhia e apenas presta serviço à empresa.
Depois de ter conhecimento de que a égua foi arrastada na rodovia, a empresa rescindiu o contrato com o prestador.
“Não é autorizado esse tipo de serviço [de transporte de animais]. Nós inclusive disponibilizamos assistência veterinária junto com a prefeitura. O animal estava debilitado”, lamenta. A empresa ainda repudiou qualquer tipo de crime cometido à animal de qualquer espécie e defendeu que os responsáveis sejam punidos.
VEJA O VÍDEO ABAIXO:

FONTE: VERDINHO DE ITABUNA