Mai 29

UNA: COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE CRISE

 

UNA: COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE CRISE

UNA: COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE CRISE

A recessão e o clima de insegurança que assola o país já reflete em nosso município. Não é preciso decreto para que se instale um “Estado de Alerta” e os unenses percebam a gravidade da crise e passem a buscar formas de minimizar os problemas tão reais. A falta de combustível e gás de cozinha, compromete o sistema produtivo e afetam diretamente o bem-estar das famílias no campo e da cidade. A coleta de lixo e o abastecimento de água potável são serviços básicos que uma vez afetados pode contribuir negativamente para a saúde humana e ambiental.

A falta de alguns gêneros alimentícios nos mercados aponta para a necessidade urgente de mobilização de produtores rurais locais e indica maior organização das feiras livres de Una e Colônia que ao longo desses dias poderá ter um papel fundamental no abastecimento de hortifrutigranjeiros e produtos extrativistas. Os produtores de alimentos são prioritários nesse contexto ainda mais quando consideramos que mesmo com o fim da greve ainda levará um tempo para normalizar a distribuição de alimentos. Considere o combustível, gás e água mineral, além de todos outros produtos alimentícios ou não que usamos em nosso do dia a dia.

É preciso unir os esforços em uma ação integrada, preventiva e genérica, que somada aos esforços na esfera privada e de organizações sociais, desencadeiem em mais cooperação, atenção, solidariedade e uso consciente da matriz energética de forma que possamos passar por esse momento crítico com mais segurança, principalmente para as famílias mais necessitadas.

 

Por Gustavo Bressan

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.